terça-feira, 3 de abril de 2012

Como ensinar sobre a Páscoa para crianças



Todas as semanas eu e meu marido nos reunimos com a Camila para conversamos sobre algum assunto familiar, ou ensinarmos algo que achamos importante. É um momento delicioso em família, onde tem sempre uma sobremesa especial (que geralmente a Camila me ajuda a preparar..rsrs o que torna mais especial ainda). É muito gostoso e a Camila adora esses momentos!

Essa semana decidimos falar sobre a Páscoa: o verdadeiro significado da Páscoa! Como é ainda um pouco complicado para ela entender por completo, procurei alguns materiais ilustrados para que ela pudesse entender melhor.

Primeiro perguntamos para ela o que era Páscoa...e ela respondeu: "Coelhinho" rsrs...estávamos certos em ensina-la sobre o verdadeiro significado da Páscoa.

Então começamos pela ilustração abaixo, que conta de forma simples como aconteceu os 3 dias da Páscoa e que no domingo de Páscoa Jesus Cristo ressuscitou! E explicamos que ele viveu de novo! Ela tinha ficado um pouco triste quando dissemos antes que ele havia sido morto crucificado, mas quando dissemos que ele vive de novo ela ficou super feliz ...rsrsr! E adorou acertar a ordem dos acontecimentos e depois desenhar nossa família eterna.



Depois achei bem bonitinha essa historinha que ilustra uma mãe explicando para os 2 filhinhos sobre a páscoa!




E abaixo uma visão geral e ilustrada dos passos de Cristo e onde ocorreu os últimos acontecimentos:



Acho muito importante ensinarmos os verdadeiros significados, tanto do Natal como da Páscoa, mesmo para as crianças! Se comemoramos, é importante saber o real motivo da comemoração, e que não é simplesmente uma festa de se ganhar presentes e chocolates, mas que tem um significado maior de estarmos comemorando essas datas especiais!

Todas as ilustrações eu tirei deste link que é uma revista da minha religião. E para quem se interessar tem outras mensagens sobre a Páscoa muito lindas!

Uma ótima terça-feira a todos!




4 comentários:

  1. Lindo Kerol, seu blog é muito 10! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. CArol, quando voces comecaram a ensinar a CAmilinha nas reunioes familiares? Estou tendo um pouco de dificuldades com o Lucas, ele é tao agitado, nao se concentra hehehe..me conta os segredinhos...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Rosa, sempre fizemos, mas com pouquinha idade (tipo 1 aninho como o Lucas) procurávamos mais mostrar desenhos e falar palavrinhas ensinar os nomes e palavrinhas chaves como "Jesus "oração" etc, pois a historia mesmo ainda é muito novinho para entender. A partir dos 2 anos já começam a associar mais! Uma coisa que sempre fizemos foi cantar hinos, e como a Camila adora cantar, desde pequena aprender Sou um Filho de Deus, com menos de 2 anos ela já sabia cantar, tb pq ela aprender a falar muito cedo, então teve mais facilidade! Mas o segredo é persistência e constância! hehe..
      bjjsss

      Excluir